terça-feira, 7 de julho de 2009

CIDADE DA JUVENTUDE é um sucesso e reúne diversos segmentos, principalmente os jovens, com presença maciça

Realizado pelo PROJOVEM ADOLESCENTE DE INDEPENDÊNCIA (Serviço Socioeducativo destinado a jovens de 15 a 17 anos), promoveu o “Cidade da Juventude” numa ação integradora deste serviço com a sociedade. Aberto ao público: Educadores, Conselheiros, Pais, Agentes Sociais, Pastorais, Entidades que trabalham com jovens... Enfim, para a sociedade em geral, principalmente para a juventude independenciana. Com uma programação vasta e, sobretudo lúdica, o momento contou com apresentações Culturais, Oficinas e Palestras. Cada atividade estava ligada uma das Tendas “Juventude e Trabalho, com Direitos Humanos e Socioassistenciais”; “Juventude Esporte e Lazer com Saúde”; “Juventude e Cultura”; e “Juventude e Meio Ambiente”, que exploraram os eixos temáticos do PROJOVEM ADOLESCENTE. Sendo um espaço não só para “entrar”, mas também para participar, realizaram-se oficinas, como a de biscuit na tenda “Juventude, Trabalho e Direitos Humanos e Socioassistenciais”.
Ocorrida no Rutilo Esporte Clube – REC, o evento contou com a participação de diversas autoridades, numa programação de dois turnos, tarde e noite do último dia 03 de julho.
Além da presença maciça da juventude e de Programas como o de Erradicação do Trabalho Infantil e ainda vários segmentos sociais, contamos com a enriquecedora colaboração dos palestrantes Nenem Castro (Projeto ECOCOELCE), Jorge Moura (Pacto Ambiental), Sargento Valetim (Corpo de Bombeiros), Jean Amâncio (Técnico da Seleção de Futsal de Crateús – Ex Vasco da Gama) e dos Policiais Castro, Wilson e Dagmauro (Problematizando o Uso Indevido de Drogas).
ProJovem Adolescente
O ProJovem Adolescente é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) voltada, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo de convívio de assistência social, que integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Tem como objetivo complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Em Independência o serviço é referendado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, funcionando na Biblioteca Pública Zacarias Martins, Escola Jerônimo Alves de Araújo e nas comunidades de JABURU, REMÉDIO, SÃO JOAQUIM, ORIENTE, EMATUBA, JUAZEIRO, VÁRZEA DO TOCO, CACHOEIRA DO FOGO assessorado pela a Assistente Social do CRAS, é responsável por assessorar o orientador social e por realizar o acompanhamento das famílias dos jovens do ProJovem Adolescente.Os jovens são organizados em grupos de 25 integrantes, denominados de coletivos, sob a responsabilidade de um orientador social.O ProJovem Adolescente articula três eixos estruturantes em seu traçado metodológico:• Convivência Social; Participação Cidadã; Mundo do Trabalhoe seis temas transversais relacionados a juventude:• Direitos humanos e socioassistenciais• Trabalho; Cultura; • Meio ambiente• Saúde; e Esporte e Lazer


Realização
Projovem Adolescente
Apoio: Prefeitura Municipal de Independência e Secretaria de Ação Social
Veja as Fotos abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário